sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Clássico: Regulamentos proíbem "stewards" no túnel dos estádios

www.grandeportoonline.pt — Autor : Sérgio Pires E-mail : sergio.pires@grandeportoonline.pt Data : 24-12-2009 - 00:00

Acabou o clássico entre Benfica e FC Porto e, instantes depois, começou um caso que promete fazer correr muita tinta. Mais do que a vitória encarnada (1-0), os casos de arbitragem e a falta de ambição da equipa portista na abordagem ao jogo do passado domingo (já demonstrada pelo técnico Jesualdo Ferreira noutras ocasiões), o encontro da Luz ficou marcado pela suposta agressão de Hulk e Sapunaru no túnel de acesso aos balneários a um “steward” do estádio. Antes de mais, porque a vítima, elemento da empresa de vigilância contratada pelo Benfica, não poderia estar no local do incidente, o que viola os regulamentos das competições desportivas, conforme argumenta José Guilherme Aguiar, ex-director executivo da Liga de Clubes e especialista nos regulamentos da competição profissional de futebol.

“Além dos elementos credenciados para o jogo e das forças de segurança, mais ninguém pode estar nos túneis. Um ‘steward’ não é um elemento de segurança.” Nesse sentido, há uma violação clara do artigo 22.º do regulamento das competições desportivas, cujo ponto 2 explicita claramente que “na zona reservada de acesso à cabina da equipa de arbitragem (vulgo túnel) apenas é permitido presença aos delegados ao jogo das equipas, director de campo, director de segurança, delegado da Liga e elementos da força de segurança...” Ou seja, é permitiada a presença a polícias e não a “stewards”, que naturalmente têm um estatuto e obrigações que não correspondem ao das forças de autoridade.

Guilherme Aguiar, que também se destaca por ser um conhecido adepto portista, atribui total responsabilidade pela falha na interpretação dos regulamentos aos delegados da Liga destacados para o jogo: José Sousa e Manuel Aranha.

Na sequência das alegadas agressões, foi instaurado um processo ao Benfica, pelo mau comportamento dos “stewards”, e a Hulk e Sapunaru, que foram expulsos pelo árbitro Lucílio Baptista e imediatamente suspensos preventivamente pela Comissão de Disciplina da Liga de Clubes. O castigo dos jogadores dependerá dos factos apurados pelos relatórios do árbitro, dos delegados da Liga e das forças policiais, sendo possível o recurso às imagens das câmaras do túnel que poderão servir de meio de prova, caso tal seja requerido por alguma das partes.

Autor: kinder a 8 Janeiro 2010, In Futebolar Portugalmail

Sem comentários:

Powered By Blogger

Premier League Fantasy