quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O FC PORTO perdeu frente ao SLB... e o burro sou eu?

O Burro do Jesualdo volta a fazer asneiras, ele muito gosta de inventar!

Com a reabertura do mercado à porta têm surgido vários nomes de potenciais aquisições para o Benfica. Da baliza à frente de ataque não há sector que escape. E se é possível que nem todos os futebolistas falados possam, de facto, interessar, ninguém tem dúvidas do real desejo dos responsáveis em reforçar a equipa. Isso, sem rodeios, foi assumido, em diversas ocasiões, por Luís Filipe Vieira. Aliás, até já se ouviu quantos milhões estão disponível para as compras.
Não tenho nada contra as aquisições a meio da temporada. Em determinadas situações - como sucede actualmente com o Sporting, por exemplo - é mesmo obrigatório fazê-las, de modo a ainda tentar cumprir os objectivos delineados. No entanto, nunca defendi que se comprem atletas só por comprar, apenas para serem meros figurantes em vez de apostas indiscutíveis. Essa política, ainda por cima num período de crise financeira, é completamente destituída de sentido.

No Benfica, assumo, não consigo perceber a razão de se falar em guarda-redes. Com Quim, Moreira e Júlio César será preciso outro? Não creio! No final da época, com a provável saída de Moreira, será lógico pensar no assunto mas, agora, a medida é ilógica. Mesmo que em causa estivesse um guardião de nível mundial, seria pouco inteligente integrá-lo a meio de uma temporada em que, de forma geral, Quim tem sido eficiente.

Na defesa, equacionar centrais também é despropositado. Com Luisão, David Luiz e Sidnei já "batidos", ainda há Roderick e Miguel Vítor à espreita de oportunidades. Só vendendo um dos cinco e emprestando outro faria sentido pensar em contratar alguém para a posição. E mesmo nesse caso seria difícil ver chegar um jogador com capacidade para ser opção à frente de, pelo menos, os três brasileiros. Nas faixas laterais, à primeira vista não existe tanta fartura, mas com Luís Filipe recuperado na direita e Peixoto e Coentrão adaptáveis à esquerda, Jesus também está servido. É que para além do intocável Maxi, ainda existe Shaffer. E Amorim, David Luiz e Miguel Vítor podem ser soluções de recurso. Ah, é verdade, se Luís Filipe foi recuperado perante as necessidades, não será de excluir ver Jorge Ribeiro ou até Balboa ajudarem em situações limite...

No meio-campo, com alas incluídas, só não existe um reserva natural para Javi Garcia. Mas tendo em conta que o espanhol será sempre titular, se calhar a melhor alternativa é não mexer e, caso seja necessário, encontrar uma solução de recurso que, quem sabe, até pode passar pelo adiantamento de David Luiz ou Roderick, jogadores com características para, por vezes, deixar o centro da defesa e fazer esse posto. Um pouco à imagem do que sucede com Pepe na Selecção Nacional.

E no ataque? Bom, aí não vejo quem é que, neste momento, possa chegar e tirar a titularidade a Cardozo e Saviola? Mais: não imagino que Jesus não esteja satisfeito com eles. E para as eventualidades existem Nuno Gomes e Weldon e remotamente Keirrisson e Mantorras. E se for preciso, pontualmente, até Nelson Oliveira pode alinhar uns minutos.

A exibição de Urreta diante do FC Porto confirmou a ideia de que, muito provavelmente, o Benfica não precisa de gastar dinheiro para, nos próximos dias, melhorar o plantel. Os reforços necessários, se calhar, já lá estão. A equipa-tipo está bem identificada e as soluções de reserva existem em quantidade suficiente, conforme se viu domingo. E, como acontece tantas vezes, se calhar é melhor lutar com armas conhecidas, em vez de correr o risco de contratar "peças com defeito".

PS - Ao chegar à Luz com a sua equipa em nítida subida de forma, Jesualdo equivocou-se ao colocar Guarín de início ao lado de Meireles e Fernando. Tal opção mostrou, logo de entrada, um FC Porto mais preocupado em não perder do que em ganhar. Foi uma aposta errada. E deixar Varela no banco foi outra. Independentemente de abdicar de Hulk ou Rodríguez, parece claro que o campeão não pode, de momento, prescindir do futebol do jogador que, recorde-se, não servia para o Sporting...

Luís Avelãs, in Record Online
Data: Segunda-Feira, 21 Dezembro de 2009 - 10:03

Sem comentários:

Powered By Blogger

Premier League Fantasy